Visita à APAC Frutal amplia visão de estudantes de Direito da FACTHUS

Na última quarta-feira (26/10), estudantes do curso de Direito da FACTHUS participaram de uma visita técnica à APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), na cidade de Frutal/MG. A visita foi uma iniciativa da professora Roberta Toledo, responsável pelas disciplinas Legislação Penal Especial e Morfologia dos processos penais em prisões.
De acordo com Roberta Toledo, a visita proporcionou aos alunos a ampliação dos conhecimentos acerca do funcionamento de uma APAC, da humanização, bem como da recuperação e reintegração social dos recuperandos. “O nosso objetivo era fazer com que os alunos conhecessem um modelo de prisão que proporciona a recuperação dos presos com um custo menor do que o do sistema penitenciário tradicional”, explica.
A professora disse que ficou encantada com o que viu em Frutal. “Aqui não se trabalha com armas e sim com flores e amor. Aqui se exerce o perdão. Fiquei encantada com cada detalhe, desde a jardinagem à arrumação dos espaços para que todos se sintam bem. A APAC tem cara de casa, acolhimento e de aconchego”.

“Eu sempre mostrei aos alunos o Direito Penal democrático e a ressocialização e quando eu conheci pela primeira vez uma APAC eu entendi que aquele sistema realmente transformava as pessoas”, contou a professora, ao acrescentar que queria muito que os seus alunos conhecessem este método na prática.
Ela ainda ressaltou que na APAC o índice de recuperação é algo em torno de 90%, com custo estimado entre 700,00 e 800,00 mensais, enquanto no Sistema Prisional Brasileiro o índice de reincidência fica em torno de 70 a 80%, com um custo mensal de R$ 3.400,00 por preso. “A APAC apresenta um modelo que responsabiliza o infrator pelo crime praticado, mas ainda assim, proporciona a chance de ressocializar, voltar para a sociedade e não fazer a opção pela prisão”.

A estudante Liliane Martins, que integrou o grupo de estudantes, disse que a visita abriu para ela novos horizontes. “Conheço o sistema convencional, e eu fiquei maravilhada com tudo que eu vi aqui”. Segundo ela, o que mais lhe chamou a atenção foi a organização e a cumplicidade das equipes. “Mais pessoas precisam vir aqui conhecer esta realidade de perto. Precisamos acreditar mais na transformação das pessoas e aqui vimos que isso é possível e real”.
O universitário Rogério Antônio da Costa, que cursa o 6º período de Direito, disse que desconhecia o que era a Metodologia APAC. “Nesta visita eu vi um sistema que dá certo, que rompe com os velhos conceitos. Tudo aqui é muito bem cuidado. O olhar dos recuperandos é diferente daqueles que cumprem pena no sistema prisional tradicional. Aqui de fato existe um projeto de ressocialização”, afirmou o estudante.

Roberta Toledo ressaltou que a FACTHUS empenha-se em formar bacharéis em Direito comprometidos em transformar racionalmente a realidade em que vivemos para que todos tenham dignidade. “É muito importante que os operadores do Direito possam ser esperança para os encarcerados das Comarcas onde pretendem exercer sua profissão. Isso é possível e há excelentes exemplos dessas transformações em nosso meio. Hoje vivenciamos uma dessas práticas”.
De acordo com a gerente-geral, Paula Queiroz, as APACs sempre estão abertas para visitações. “Consideramos muito importante, que as pessoas conheçam de perto como é essa metodologia que acredita na transformação e que salva vidas”. Segundo Paula, para visitar as APACs de Frutal basta agendar com o setor administrativo.