Escolha uma Página
ACESSIBILIDADE

Responsabilidade com a sociedade

Acessibilidade corresponde à “condição, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa que necessite de atendimento diferenciado”.

Representa, portanto, um conjunto de condições efetivas de possibilidade para a transposição das dificuldades e limitações que representam os obstáculos para a efetiva participação das pessoas nos vários âmbitos da vida social. A acessibilidade é, assim, condição fundamental e imprescindível a todo e qualquer processo de inclusão social, e se apresenta em múltiplas dimensões, incluindo aquelas de natureza atitudinal, física, tecnológica, informacional, comunicacional, linguística e pedagógica, dentre outras. São aspectos, portanto, que vão além dos referentes aos espaços físicos.

A acessibilidade é uma questão de direito e de atitude: como direito, tem sido conquistada gradualmente; como atitude, depende da necessária mudança de conduta em relação às pessoas com deficiência.

Assim sendo, a promoção da acessibilidade requer a identificação e eliminação dos diversos tipos de barreiras que impedem os seres humanos de realizarem atividades e exercerem funções na sociedade em que vivem, em condições similares aos demais cidadãos.
A FACTHUS tem plena consciência de sua responsabilidade social em prol da educação inclusiva e a efetiva através de ações concretas garantidoras deste direito fundamental.

Portanto, entendendo a acessibilidade como um conjunto de ações, valores e condições, a IES possui, institucionalizado, um Programa de Acessibilidade, com vistas a prover seus espaços de condições efetivas de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e também promover políticas educativas de informação e conscientização a respeito deste direito. Para gerir o Programa de Acessibilidade da FACTHUS há uma Equipe Gestora Multidisciplinar.

Alguns exemplos de equipamentos, ajudas técnicas e forma garantidoras de acessibilidade na FACTHUS, são os seguintes: Piso tátil, Elevadores, Escadas com corrimãos, Mobiliários adaptados, Bebedouros adaptados, Sanitários adaptados, Cadeiras de rodas, Intérprete de LIBRAS à disposição dos alunos e professores, Normas de segurança, Passarelas adequadas ao translado entre as edificações, Placas de sinalização em Braille. Todas as cerimônias de Colação de Grau são realizadas também com Intérprete de Libras, assim como diversos eventos acadêmicos.

A temática “acessibilidade” compõe todas as matrizes curriculares dos Cursos, seja através da oferta da disciplina de Libras, seja através das disciplinas voltadas para os Direitos Humanos, em que a cidadania plena é tema primordial.

Telefones

Comercial: (34) 98829-5172
Comercial: (34) 98868-3363
Multiatendimento: (34) 99860-2990

Redes sociais

Endereço

Av. Tonico dos Santos, 345 - Jardim Induberaba, Uberaba - MG, 38040-000