Escolha uma Página

Comissão Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão interna responsável pelo planejamento, pela organização e coordenação do sistema de Autoavaliação Institucional da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS. Foi estabelecida de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A CPA é composta por representantes do Corpo Docente (Professores), Discente (Estudantes), Técnico-administrativo (Colaboradores) e da Sociedade Civil Organizada. Os seus propósitos estão fundamentados na busca constante de promover a melhoria da qualidade da educação superior oferecida pela Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS, tendo os processos de Autoavaliação e de Avaliação Institucional como norteadores das reflexões, das ações e das transformações necessárias para o desenvolvimento da Instituição. Para tal, a CPA deve:

proceder às ações necessárias para o alcance das metas do Sinaes;

sensibilizar e conscientizar os envolvidos na Instituição sobre a cultura da autoavaliação no meio institucional;

conduzir os processos de autoavaliação institucional e de avaliação dos cursos mantidos pela Instituição;

coordenar os processos internos de avaliação da Instituição, bem como os de consolidação, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Para o desempenho de suas funções, os membros da CPA reúnem-se regularmente para discutir as dez dimensões previstas pelo Sinaes nas avaliações internas e externas, e produzir relatórios que geram propostas de aprimoramento da Instituição e que servirão de subsídios para o plano de metas da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS.

Assim, a CPA contribui para o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade da educação superior oferecida pela Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS.

As 10 dimensões avaliadas pela CPA, de acordo com a Lei nº 10.861/2004:

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Responsabilidade Social

Comunicação com a Sociedade

Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho

Organização e Gestão da IES

Infraestrutura Física

Ações e Projetos de Planejamento da IES

Instrumentos e Políticas de Atendimento ao Alunos

Sustentabilidade financeira

   Fale com a CPA

O que é a CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, uma comissão interna da faculdade, ligada à autoavaliação institucional e composta por representantes do Corpo Docente (Professores), Discente (Estudantes), Técnico-administrativo (Funcionários) e da Sociedade Civil Organizada.

Qual é a função da CPA?

A função da CPA é buscar constantemente a melhoria da qualidade da educação superior oferecida pela Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS, tendo os processos de Autoavaliação (por meio de pesquisas com alunos, professores e funcionários) e de Avaliação Institucional (conduzida pelo MEC) como norteadores das reflexões, das ações e das transformações necessárias para o desenvolvimento da Instituição.

Como posso me comunicar com a CPA da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS?

Os alunos, professores e funcionários podem usar a Urna CPA como canal de comunicação. Além dessa opção, todos podem entrar em contato com a CPA pelo e-mail:
cpa@facthus.edu.br

Como foi estabelecida a CPA da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS?

A CPA da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS foi estabelecida de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, cujas bases legais podem ser encontradas no Portal do INEP.

Acesse aqui

Relatório Parcial 2021
Baixar relatório
Baixar resultado

Relatório Parcial 2018-2020
Baixar relatório

Relatório Parcial 2015-2017
Baixar relatório

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Trata-se de instrumento vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, do Ministério da Educação.

O Sinaes avalia todos os aspectos vinculados aos seguintes componentes:

  • Avaliação das Instituições de Ensino Superior
  • Avaliação dos cursos
  • Avaliação do desempenho dos estudantes

Aspectos avaliados pelo Sinaes:

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Responsabilidade Social
  • Gestão da Instituição
  • Corpo Docente
  • Instalações/infraestrutura

Para que servem os resultados?

  • Instituições – orientam sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.
  • MEC – destinar a criação de políticas públicas.
  • Estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral – para guiar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Instrumentos que compõem o Sinaes:

  • Autoavaliação
  • Enade
  • Avaliação externa
  • Avaliação dos cursos de graduação
  • Instrumentos de informação (censo e cadastro).

Saiba mais sobre o Sinaes: http://inep.gov.br/sinaes

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seu objetivo é acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares.

Atualmente, o exame é aplicado aos estudantes concluintes dos cursos vinculados às áreas definidas pelo Ministério da Educação, e que são avaliadas pelo Enade periodicamente.

Saiba mais sobre o Sinaes: http://inep.gov.br/enade

Telefones

Secretaria/Financeiro:
(34) 3311-9800
Atendimento Comercial:
(34) 3311-9800

Whatsapp Comercial:
34 98441-1186

Redes sociais

Endereço

Campus São Cristóvão: Rua Manoel Gonçalves de Rezende, 230 - Bairro Vila São Cristóvão - Uberaba/MG

Campus Tônico dos Santos: Avenida Tonico dos Santos, 333 - Bairro Jardim Induberaba - Uberaba/MG