Escolha uma Página
Biblioteca Diva Saraiva

Conheça sua fonte de pesquisas

Espaço privilegiado de atendimento das necessidades informacionais de seus usuários, a Biblioteca contribui decisivamente para as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na FACTHUS.

O nome “Diva Saraiva” é uma homenagem à esposa do Sr. Guilherme Dorça, idealizador e fundador da Instituição.

Nesse sentido, a constância da leitura crítica, atualizada e voltada para a compreensão do mundo em que se vive, é condição imprescindível na construção de habilidades e competências.
A partir desses pressupostos, a Instituição imprime um novo conceito na organização, acesso e utilização do acervo informacional da Biblioteca, que consiste em considerar o aluno como sujeito da construção do seu conhecimento, o que implica no desenvolvimento da autonomia e responsabilidade, valores essenciais à formação da cidadania ativa.

Política de Atualização do Acervo

A Instituição mantém, institucionalizada e implementada, política de permanente atualização do acervo. Deste modo, a base de dados é constantemente atualizada, através de aquisições dos materiais bibliográficos, das obras, dos periódicos, dos recursos multimídia, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, dentre outros, são feitas contemplando os Projetos Pedagógicos dos Cursos, suas bibliografias básicas e complementares, além de outras referências da Instituição.

Infraestrutura

As Bibliotecas Diva Saraiva (Campus I, Campus II e Campus III) oferecem infraestrutura moderna, confortável e ambiente adequado para o ensino, a leitura, o estudo e a pesquisa (individual e em grupo), atendendo as comunidades acadêmica e externa. Possuem salas para estudo em grupo e cabines para estudo individual, terminais para acesso à internet e consulta ao acervo, área destinada aos livros, periódicos nacionais e estrangeiros e materiais multimídia. Seus espaços físicos foram projetados para atender, com comodidade e conforto, os seus usuários. Em todos os espaços, garante-se total acesso às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Informatização

O Sistema operacional de gestão da Biblioteca é o TOTVS e o software de gerenciamento dos serviços é o RM Biblios, através do qual o usuário busca a informação desejada, seja por título, por autor e/ou por assunto.
Há possibilidade de acesso remoto ao acervo através do site institucional, tanto para consulta quanto para renovação e reserva de empréstimos de componentes do acervo.
A gestão do acervo permite o controle da movimentação: empréstimos, consultas, reservas, solicitações de aquisição, etc, com emissão de relatórios estatísticos das diversas formas de utilização.
A Biblioteca Diva Saraiva mantém interligação com redes nacionais e internacionais de outras bibliotecas, tais como o acesso ao Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT e Sistema de Comutação Bibliográfica – COMUT e Biblioteca Virtual em Saúde – BIREME
Produtos e Serviços Oferecidos:
Visitas orientadas.
Comutação bibliográfica.
Divulgação de novas aquisições.
Doação de material não incorporado ao acervo.
Elaboração de ficha catalográfica de trabalhos acadêmicos.
Empréstimo domiciliar.
Orientação na consulta bibliográfica.
Pesquisa bibliográfica.
Solicitação de documentos à BIREME e ao COMUT.
Treinamento sobre a utilização do acesso virtual, via Sistema Operacional RM Biblios
Treinamento sobre o acesso às Bases de Dados da BIREME
Treinamento sobre o uso do COMUT
Treinamento sobre pesquisas on line, nas mais diversas bases de dados virtuais.

Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos Faculdade Talentos Humanos – elaborado pela equipe da Biblioteca e adotado como norma para a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso na FACTHUS. – BAIXE AQUI

Horários de Funcionamento:

Campus I – São Cristóvão:
De segunda à sexta-feira das 7h30 às 21h50
Sábado das 8h às 12h

Campus III – Tonico dos Santos
De segunda à sexta-feira das 7h30 às 21h50
Sábado das 13h às 17h

Pesquisa ao Acervo

Clique aqui para consultar o acervo da Biblioteca Diva Saraiva.

Elaboração de ficha catalográfica de trabalhos acadêmicos

Ficha catalográfica

Público-alvo:
Estudante / Professor

O que é ficha catalográfica:
É uma ficha que contém as informações bibliográficas (autor, título, local de publicação, assuntos e outros) necessárias para identificação da obra.

Prazo e forma de entrega da ficha catalográfica
Prazo:
Em até 03 (três) dias úteis após o recebimento dos dados;

Forma de entrega:
A ficha será encaminhada ao aluno em formato pdf via e-mail.

Para solicitação da ficha catalográfica, o solicitante deverá preencher o formulário a seguir, ressaltando que todos os campos são de preenchimento obrigatórios.

Clique aqui para acessar o formulário.

Telefones

Comercial: (34) 98829-5172
Comercial: (34) 98868-3363
Multiatendimento: (34) 99860-2990

Redes sociais

Endereço

Av. Tonico dos Santos, 345 - Jardim Induberaba, Uberaba - MG, 38040-000