Escolha uma Página
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade com a educação

A responsabilidade social da FACTHUS e de seus Cursos está atrelada ao compromisso de promover a formação de profissionais competentes, críticos e comprometidos com a sociedade; a valorização do docente e pessoal técnico-administrativo; a busca da melhoria da qualidade de vida da população; a defesa do meio ambiente; a parceria entre Instituições públicas e privadas; a defesa dos direitos do cidadão; o resgate da memória e do patrimônio cultural e a valorização da produção artística.

Isto se materializa através das políticas institucionais de ensino, de extensão e de investigação científica.

De acordo com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business CouncilonSustainableDevelopment), uma entidade socialmente responsável significa:“assumir um compromisso contínuo de atuar de forma ética e contribuir para o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos funcionários e suas famílias, bem como da comunidade local e da sociedade como um todo”.

Neste sentido, a Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS, no papel de instituição difusora e produtora do conhecimento, tem como compromisso oportunizar às diversas comunidades, dentro e fora de seus campi, os benefícios advindos da aquisição e da aplicação dos saberes e talentos.

Desta forma, há várias Ações Institucionais de Responsabilidade Social que objetivam estimular o vínculo profícuo entre a sociedade em geral e o profissional em formação, tornando-se uma oportunidade para os discentes aplicarem teorias e aprender, também e, sobretudo, a desenvolver uma postura ética e responsável frente a seu papel social. Ainda, para docentes e funcionários cada ação da FACTHUS é uma chance de aplicar seu potencial na transformação de realidades pouco favoráveis.

Além da aplicação de projetos de ação contínua, como aqueles desenvolvidos pelo Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, Núcleo de Apoio Jurídico – NAJ, Laboratório de Análises Clínicas e Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com atendimento gratuito à comunidade de Uberaba e região, a FACTHUS também realiza ações pontuais de Responsabilidade Social, em que alunos, professores e funcionários da instituição se unem para levar ajuda, material ou humana, a diversos nichos de concentração da população mais carente.
É o caso das ações de arrecadação e entrega de alimentos, roupas e materiais escolares, por exemplo, promovidas sazonalmente durante o Trote Solidário, os eventos em Praças Públicas que originaram o Programa Vida Saudável FACTHUS em parceria com diversos setores da sociedade, no sentido de promover atendimento gratuito e orientação sobre saúde a diversas comunidades, escolas e empresas, bem como a Campanha Semestral de Doação de Sangue, em parceria com a Fundação Hemominas.

Desde o ano de 2010 até o presente momento, a FACTHUS conta com sete projetos permanentes de Responsabilidade Social, além de um projeto sazonal, quais sejam:

• PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL FACTHUS: SAÚDE NA COMUNIDADE:
Objetivo: contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da comunidade na qual está inserida, através de intervenções e informações de saúde (crianças, adultos e idosos, mulheres e homens).
Público atendido: comunidades carentes de Uberaba e região.

• PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL FACTHUS: SAÚDE DO TRABALHADOR:
Objetivo: contribuir para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador (FACTHUS e empresas parceiras), através de intervenções e informações que minimizem o afastamento destes por doenças ocupacionais.
Público atendido: colaboradores da FACTHUS e de empresas parceiras em Uberaba.

• PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL FACTHUS: SAÚDE NAS ESCOLAS:
Objetivo: contribuir para a melhoria da qualidade de vida de jovens de escolas públicas, principalmente de regiões de periferia no município de Uberaba, mas também, de escolas em cidades circunvizinhas, através de intervenções e informações de saúde (DSTs; Sexualidade; Dislipidemias; Doenças Genéticas, etc).
Público atendido: alunos de Escolas Públicas de Uberaba e região.

• LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS (PATOLOGIA CLÍNICA):
Objetivo: contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da comunidade na qual está inserida, através de intervenções e informações de saúde (realização de exames laboratoriais nas áreas de Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Parasitologia, Endocrinologia, Uroanálise e Microbiologia).
Público atendido: comunidades carentes de Uberaba e região.

• CLÍNICA DE REABILITAÇÃO E FISIOTERAPIA:
Objetivo: contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da comunidade na qual está inserida, através de intervenções fisioterapêuticas e informações de saúde (pediatria, geriatria e gerontologia, ortopedia e reumatologia, pneumologia, neurologia, dermatofuncional e uroginecologia).
Público atendido: comunidades carentes de Uberaba e região.

• NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS – NPJ E NÚCLEO DE APOIO JURÍDICO – NAJ:
Objetivo: contribuir com o atendimento jurídico e jurisdicional à população carente de Uberaba e região mediante o acesso ao Poder Judiciário em suas diversas áreas do Direito (Família, Cível, Criminal e Previdenciário). Além de atividades de conciliação e mediação, como práticas alternativas e efetivas de solução de conflitos.
Público atendido: comunidades carentes de Uberaba e região.

• TROTE SOLIDÁRIO:
Objetivo: contribuir com a arrecadação e entrega de alimentos, roupas e materiais escolares a organizações sociais de Uberaba e região, bem como doação de sangue colaborando com Hemocentro Regional.
Público atendido: comunidades carentes de Uberaba e região.

Telefones

Comercial: (34) 98829-5172
Comercial: (34) 98868-3363
Multiatendimento: (34) 99860-2990

Redes sociais

Endereço

Av. Tonico dos Santos, 345 - Jardim Induberaba, Uberaba - MG, 38040-000