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UniFACTHUS sedia reunião sobre a Educação para as relações étnico-raciais

O Centro Universitário UniFACTHUS sediou hoje (1º/11), às 14 horas, na sala B09, do Campus Central, a Reunião Plenária Extraordinária do Conselho Municipal de Educação com o tema:  “Diálogos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais Étnico-raciais”, com a participação especial da Profª Ms. Rosa Margarida de Carvalho Rocha, especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, mestre em educação, escritora.

 

A reunião foi realizada de forma presencial e remota, conforme escolha do participante no momento da inscrição, com transmissão ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/c/BrasiliaEducacional, e mediação da Profª Ma. Manuela Cristina Lázaro Lima, membro da equipe do Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O evento contou com a participação da professora Lindea Pereira Ramos e alunos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes.
De acordo com Katia Cilene da Costa, Presidente do Conselho Municipal de Educação, a palestra tem como objetivo conversar sobre a Educação e as relações étnico-raciais existentes, a cultura afro-brasileira e indígena no âmbito das instituições que compõem o Sistema Municipal de Educação; o impacto disso para as pessoas negras e como o racismo se mostra no dia a dia. “As exigências sociais, históricas e legais da Educação das Relações Étnico-Raciais apresentaram novos desafios curriculares às escolas. Nesse cenário, os professores são considerados agentes de fundamental importância na superação das assimetrias raciais e na promoção de uma educação de qualidade”.

A palestra trouxe para os participantes – educadores, estudantes e representantes de movimentos sociais e culturais, pais e público em geral – um chamado convocando a escola a fazer o exercício urgente com o propósito de construir um paradigma educacional de reconhecimento e valorização da diversidade e principalmente de respeito às diferenças étnico-raciais.

Para Kátia Cilene, o desejado com a realização dessa palestra é apresentar reflexões sobre alguns referenciais levando em consideração as dimensões do ensinar e do aprender na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. “A proposta é a de inspirar e convidar os profissionais de educação, militantes, sociedade civil e universitários, quanto ao enfrentamento do desafio de efetivar práticas pedagógicas que sejam emancipatórias e antirracistas”, finaliza.

SOBRE A PALESTRANTE
Rosa Margarida é professora, especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, mestre em educação, escritora. Trabalha atualmente com formação de professores para a implantação da Lei Federal 10.639/03 por todo o Brasil. Seus livros são escritos para ajudar aos professores no trabalho que desenvolvem em sala de aula com a Educação para as Relações Étnico-Raciais e História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras.

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