Escolha uma Página

Opções saudáveis: confira 5 alternativas para não consumir energético na rotina de estudos

29 de fevereiro de 2024

Bebida utilizada para manter o foco e disposição é ultraprocessada, e pode causar vários prejuízos à saúde

Não é raro encontrar pessoas que fazem o uso diário de bebidas energéticas. Com uma  rotina pesada, o cansaço é um acompanhante impertinente do nosso dia a dia, e pode facilmente sabotar nosso desempenho em qualquer atividade que demande mais concentração. É nesse cenário que muitos adotam como aliado o  energético na rotina de  estudos. 

Mas os riscos de manter de forma diária o energético na rotina de estudos podem  trazer  muito mais prejuízos que vantagens. Um dos principais problemas associados aos energéticos é o elevado teor de açúcar, presente na maioria das formulações comerciais. Estudos relacionam o consumo excessivo de açúcar a diversos problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. 

Outro componente crítico é a cafeína, muitas vezes em concentrações muito superiores às encontradas no café ou no chá. O consumo excessivo de energéticos na rotina de estudos pode estar relacionado a palpitações cardíacas, insônia, ansiedade e até mesmo casos mais graves, como arritmias cardíacas. Além disso, a presença de ingredientes adicionais, como taurina e guaraná, também deve gerar alerta, com a interação entre esses componentes podendo  gerar pressão adicional sobre o sistema cardiovascular e nervoso.

A nutricionista e  docente do Centro Universitário UniBRAS Montes Belos, Leonora Francisca, alerta que manter o uso frequente do energético na rotina de estudos não é recomendado. “A  combinação de alta concentração de açúcar, cafeína e outros estimulantes presentes nos energéticos cria um coquetel que, quando consumido em excesso, pode ter implicações sérias para a saúde a longo prazo”,explica.  

No entanto, é compreensível a busca por bebidas energéticas para auxiliar em atividades que exigem mais concentração. A boa notícia é que existem sim alternativas saudáveis! Recomendadas pela nossa especialista, elaboramos uma  lista com 5 opções saudáveis para retirar o energético da rotina de estudos. Seguem abaixo:

  • Chá-verde

Fortemente consumido nos países asiáticos, o chá-verde é uma  excelente alternativa  para quem busca retirar o energético da rotina de estudos. Além disso,  há várias opções  de blends que acompanham o chá verde, com versões com limão e outras fruta,s e também o  matchá, uma espécie de chá verde em pós elaborado  segundo uma  técnica japonesa em que as folha são secas e depois moídas, podendo ser consumido inclusive com  leite. 

De acordo  com  Leonora, o chá-verde tem sido extensivamente pesquisado pela sua riqueza em antioxidantes e cafeína. “Estudos evidenciam não apenas os efeitos estimulantes do chá-verde, mas também seus benefícios à saúde. Antioxidantes presentes na  bebida contribuem para a proteção celular, destacando-a como uma alternativa promissora”. 

  • Café

O clássico não sai de moda. O cafezinho tipicamente brasileiro também é uma excelente opção quando o assunto é não mais utilizar o energético na rotina de estudos. O clássico estimulante também recebe atenção significativa na literatura científica. Seu diferencial em relação à bebida ultraprocessada é que aqui a concentração de cafeína por quantidade ingerida é menor,  trazendo menos riscos. 

Vale lembrar que existem infinitas possibilidades de se consumir a bebida. É importante estar  atento, no entanto, às quantidades e também a maneira que está sendo consumido,  já que bebidas com  muitos açúcares,  por exemplo,  também trazem prejuízos à saúde. 

A docente explica que vários estudos exploram os mecanismos pelos quais o café, quando consumido sem excessos de açúcar e creme, pode oferecer benefícios à saúde, inclusive a pessoas que não estejam necessariamente interessadas nos efeitos energéticos da bebida, como aquelas em tratamentos quimioterápicos, que relataram diminuição nas náuseas induzidas pelos medicamentos.

  • Erva-mate

Seja como chimarrão do sul do Brasil, o mate nos vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina; ou por meio do tereré, bem comum no interior do estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul, a erva-mate é uma excelente alternativa para quem busca não recorrer ao energético na rotina de estudos. De origem indígena, a erva tornou-se parte fundamental da rotina dos habitantes de várias regiões da América do Sul, e é energética, excelente para acompanhar atividades diárias que exigem disposição e estar desperto. 

A bebida tem sido objeto de estudo de várias pesquisas na área nutricional. Os resultados sugerem que ela só fornece cafeína, mas também exibe propriedades benéficas à saúde, como ajuda no emagrecimento, auxilia no humor, e tem efeitos no controle do colesterol ruim e diabetes. 

Vale lembrar que, assim como o café, a erva-mate também pode ser consumida de várias maneiras, mas tem maiores benefícios quando não acompanhada de açúcar. 

  • Gengibre

O gengibre, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, também emerge como uma alternativa estimulante. De sabor controverso – há quem ama e quem deteste – a raíz pode ser um acompanhante diário de quem deseja substituir o energético na rotina de estudos. 

Podendo ser consumido tanto em alimentos quanto em bebidas, como chá e suco, ele também pode ser acompanhado de outros alimentos. Nos caso dos sucos, por exemplo,  pode  ser consumido com frutas. 

“Pesquisas indicam que o gengibre pode contribuir para o aumento de energia, além de fornecer outros benefícios para a saúde”, afirma Lionora. 

  • Água de coco

Parece estranho, mas a água de coco pode ser incluída nessa lista. Isso porque, mesmo sem cafeína, vários estudos já demonstraram que a bebida é uma escolha hidratante e repleta de eletrólitos, o que auxilia fortemente numa rotina de estudos diária. 

Também podendo ser consumida de várias maneiras e com  outros alimentos como frutas, a água de coco tem a capacidade de auxiliar na reidratação, a tornando uma opção refrescante para momentos em que a hidratação é essencial para manter a vitalidade.

Importante novamente destacar que, para ser uma alternativa saudável, a bebida deve ser consumida sempre, sem consumo excessivo de açúcares ou outros alimentos ultraprocessados. 

“Ao optar por essa e outras bebidas, os estudantes podem potencialmente melhorar sua energia e concentração, ao mesmo tempo em que promovem a saúde no geral. Entretanto, é crucial lembrar que o consumo deve ser equilibrado e individualizado, levando em consideração as necessidades específicas de cada pessoa”, alerta a professora.

(Texto: Bruno Correa – Assessoria de Comunicação Ecossistema BRAS Educacional)

Veja também…