Para tentarmos manter uma rotina de trabalho e estudos minimamente saudável, reunimos neste post algumas dicas que podem ajudar você a preservar a sua saúde mental em um período tão delicado. Confira!
Para evitar o excesso de informações, tente limitar a quantidade de vezes que você checa os sites de notícias. Duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, pode ser o suficiente. O objetivo é se manter informado com as principais novidades e manter a sua rotina sem maiores distrações. Não se sobrecarregue!
É momento de deixar de lado a velha desculpa de ““não tenho tempo para isso”, e aprenda as receitas daquele livro que está encostado no armário há algum tempo. Retome as aulas de violão ou, ainda, corra atrás do tempo perdido e se matricule em um curso para aprender um novo idioma.
Sabemos que a rotina de estudos em casa consome boa parte da sua programação diária. Por isso, use os finais de semana para se dedicar a essas novas habilidades!
Experimente convidar os amigos para jogos online, faça videochamadas com entes queridos com frequência, proponha brincadeiras em frente à câmera etc. Use a criatividade para fazer esses momentos agradáveis, apesar das circunstâncias. Afinal, isolamento não é sinônimo de solidão, certo?
Não tá afim de fazer nada? Tudo bem! Permita-se a, de vez em quando, observar o tempo passar sem ter a obrigação de ser produtivo sempre.
Procure acordar todos diariamente no mesmo horário e tente começar a manhã traçando todas as atividades que pretende realizar até o final da tarde. Inclua desde os compromissos de estudo e trabalho, como também as pausas para descanso, alimentação e as obrigações domésticas.
Se estiver faltando motivação, todos os dias algum digital influencer que você acompanha deve estar compartilhando um treino com o personal trainer, meditações ou aulas de yoga. Inspire-se!
Se puder, se ofereça para ir ao mercado a pessoas do grupo de risco, prepare cestas básicas para moradores de rua ou, ainda, distribua itens de higiene e prevenção (sabão, máscara e álcool gel) em comunidades carentes.
Assim, você ajuda a comunidade e recebe como recompensa a sensação gratificante que apenas um ato de solidariedade pode proporcionar.
Gostou das dicas para manter a saúde mental durante a pandemia? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais!