UniFACTHUS sedia Etapa Territorial da Conferência Estadual de Educação

O Centro Universitário de Talentos Humanos (UniFACTHUS) será sede da 8ª Etapa Territorial da Conferência Estadual de Educação. O evento está programado para o dia 28 de outubro, com início às 8h, no modelo híbrido.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Kátia Cilene da Costa, o evento mescla atividades presenciais e remotas, simultaneamente, com abertura transmitida pelo Canal do Fórum Estadual Permanente de Educação. O debate em torno dos eixos ocorrerá via reuniões pelo Google Meet.

Cerca de 30 pessoas estarão presencialmente no UniFACTHUS (Centro Universitário de Talentos Humanos) e os demais que representam os mais de 60 municípios da região, convidados para a etapa territorial, participarão pelo Meet.

Para Kátia Cilene, a realização da Conferência de Educação Extraordinária é um marco histórico na reconstrução da educação no nosso país. “É preciso fazer valer o Art. 205 do Direito Constitucional que prevê a educação, direito de todos e dever do Estado, com o direito social”.

A etapa territorial tem como tema central “Política de Estado para a garantia da Educação como direito humano com ajuste social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Por meio do tema central da conferência serão discutidos os Eixos Temáticos: Eixo I – O PNE como articulador do SNE; Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; Eixo III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; Eixo IV – Gestão Democrática e educação de qualidade; Eixo V – Valorização de profissionais da educação; Eixo VI – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência; Eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

Cada territorial poderá eleger até 114 pessoas delegadas na Etapa Territorial que engloba as microrregiões: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.

A promoção da Territorial é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), Conselho Municipal de Educação e Comissão de Monitoramento e avaliação do Plano Decenal Municipal de Educação (PDME 2015-2024), Sind Ute – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Sinpro – Sindicato dos Professores no Estado de Minas Gerais – Uberaba, sob a coordenação do Fórum Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg), com apoio do UniFACTHUS.