Escolha uma Página

Professores da FACTHUS publicam artigo em revista Internacional

Foi publicado recentemente na Revista Brazilian Journal of Development, o artigo “Reconhecimento de edifícios utilizando o filtro de gabor, a transformada wavelet e a rede neural perceptron de múltiplas camadas’’, que tem como base o Reconhecimento de Edifícios usando Filtro de Gabor para Extração de Textura, Wavelet na Redução da Dimensionalidade e Rede Perceptron Multicamadas para a Classificação.
Assinam o artigo os professores Dr. Leandro Aureliano da Silva, Dr. Felipe Santos Moreira, Me. Lidiana Mendes Sousa, Me. Cleiton Silvano Goulart, Me. Antônio Carlos Lemos Júnior, da FACTHUS em parceria com o professor Dr. Gilberto Arantes Carrijo, da UFU.
Leandro Aureliano da Silva, um dos autores, comemora a publicação. “Em termos de importância para a FACTHUS, essa publicação fortalece a pesquisa desenvolvida na Instituição e corrobora o potencial que temos na produção de grandes pesquisas, inclusive em nível internacional”, completa o professor.
O artigo
Dentre outros pontos, o artigo destaca um novo sistema de reconhecimento de edifícios baseado apenas na característica de textura. O sistema usou a filtragem de Gabor para extrair textura e análise de multiresolução da Transformada Wavelet para redução de dimensionalidade do vetor de características. Para a classificação foi utilizada uma rede Neural. Variando o número de orientações do filtro Gabor de 0 a 7, a MLP atingiu 96% de taxa de reconhecimento usando 4 orientações. Apesar de utilizar uma única característica (Textura), foi capaz de superar os resultados dos trabalhos de Li e Allinson (2013) (2009) e apresentou o maior índice de reconhecimento quando em comparação com estudos anteriores na literatura.

A revista
A Revista Brazilian Journal of Development, ISSN 2525-8761 avaliada pela CAPES como Qualis CAPES 2019 B2 é um periódico internacionalmente revisado por pares e de acesso aberto que publica manuscritos relacionados à física do estado sólido, engenharia de rádio e telecomunicações, sistemas de controle, processamento de sinais e engenharia de sistemas.
A revista é on-line, e o artigo pode ser encontrado aqui.

Veja também…