Professora do UniFACTHUS publica artigo em revista científica latino-americana

A professora do UniFACTHUS, Magda Lucia Vilas-Boas, teve seu artigo intitulado “A construção de sentido na universidade por meio dos projetos de extensão”, publicado na conceituada Revista Observatório de La Economía Latinoamericana na edição de julho de 2023.

O artigo, desenvolvido em coautoria com o professor Thiago Henrique Barnabé (UFTM), é fruto do trabalho com Projetos de Extensão nos cursos de Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia, da Faculdade Santa Inês – Maranhão, do Ecossistema Brasília Educacional, sob a coordenação geral da professora Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa e da Coordenadora do curso de Direito, professora Aline Pereira dos Santos Amaro Correia, naquela unidade.

De acordo com Magda Vilas Boas, o artigo é uma forma de trazer à reflexão a importância das práticas de extensão nas universidades, dada a necessidade de levar alunos ao conhecimento dos desafios e demandas porque passa a sociedade brasileira, além de ressaltar a relação universidade-sociedade.

Ela ressalta que, através da leitura do artigo é possível perceber novos significados e sentidos para a universidade como espaço-espaços de multidimensionalidade de conhecimentos, percepções, inovações e visão humanística da educação. “Isso consubstancializa a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão por meio da inter e transdisciplinaridade em que comungam o educativo, científico e político que se tornam possibilidades de interação e transformação entre a universidade e a sociedade para processos educativos emancipatórios como intervenção no mundo”, explica.

Magda Vilas-Boas sente-se honrada em publicar o artigo nesta Revista, uma vez que é multidisciplinar e interliga todos os países da América Latina na promoção de sentido na Educação. “Este periódico é indexado às datas-bases de pesquisa científica internacionalmente e está na Plataforma Sucupira com o Qualis A. Honrada também, pela publicação de um artigo que surgiu a partir de nosso trabalho com alunos na Instituição Superior do Ecossistema Brasília Educacional”.

O UniFACTHUS parabeniza a professora pela dedicação à pesquisa de impacto relevante e pelos seus estudos na área da Educação.
O artigo pode ser visualizado em https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/856

SOBRE A REVISTA
A OLEL (revista Observatório de La Economía Latinoamericana) é uma publicação científica e acadêmica que busca contribuições relevantes para todas as áreas do conhecimento. Utilizando um sistema de arbitragem duplo-cego, a revista promove o debate multidisciplinar e a divulgação científica. É reconhecida por seu alto impacto de citações no Google Acadêmico, com mais de 8.400 citações até o momento. A OLEL busca criar um espaço de troca de conhecimento entre pesquisadores latino-americanos, além de romper com as imposições convencionais. Além disso, adota políticas de acesso aberto e gratuito, incentiva a disponibilização dos artigos em bases de dados e possui medidas de combate ao plágio. Os autores cedem os direitos autorais e de publicação à OLEL, que é publicada mensalmente em formato online com fluxo contínuo. A revista realiza revisão por pares, com a participação de avaliadores externos, e reserva o direito de realizar alterações nos trabalhos aceitos. Os direitos autorais são de responsabilidade dos autores, permitindo a reprodução dos artigos com citação da fonte. A OLEL utiliza a licença Creative Commons CC BY e possui um sistema de arquivamento para a preservação digital do conteúdo.