Professor e egressos do UniFACTHUS tem artigo aceito para publicação em revista internacional

O Prof. Dr. Douglas Reis Abdalla, dos cursos de Saúde do UniFACTHUS, e os egressos do curso de Biomedicina Nathan Castro Silva, Otília Silva de Carvalho Neta, Vanessa Guizolfe Sales de Lima e Rejane Andrea de Paulo Cunha, do curso de Enfermagem tiveram o artigo intitulado “Estudo epidemiológico da hepatite C em pessoas privadas de liberdade” aceito para publicação no periódico ABCS Health Sciences (ISSN 2318-4965).

O projeto traz a experiência no gerenciamento de pesquisa-ação sobre inquérito de hepatite C junto à comunidade carcerária no Triângulo Mineiro, Minas Gerais.

De acordo com o Douglas Abdalla, a proposta foi desenvolvida entre março de 2019 e março de 2020. “O projeto alcançou 240 pessoas e teve como objetivo conter a disseminação do agravo por meio de inquérito, testagem e acompanhamento dos casos positivos”.

Ele explica, ainda, que para a realização da pesquisa os pesquisadores adotaram ação intersetorial, com articulação entre universidades, sociedade médica, hospital de ensino e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

O projeto que resultou o artigo, cujo título original em inglês é “Epidemiological study of hepatitis C in people deprived of liberty”, contou com a participação da Profª Drª Geisa Perez Medina Gomide e Profª Drª Cristina da Cunha Hueb Barata de Oliveira.

SOBRE A ABCS Health Sciences
A ABCS Health Sciences é um periódico de acesso aberto para contribuições da comunidade científica internacional na área de Ciências da Saúde, especialmente estudos envolvendo abordagens inter e multidisciplinares. Tem como missão publicar e divulgar contribuições relevantes de interesse nas Ciências da Saúde.