Escolha uma Página

Pesquisador do UniFACTHUS participa de Projeto na área de Saúde Pública

O prof. Dr. Douglas Reis Abdalla, pesquisador dos cursos da área da Saúde do UniFACTHUS participa do projeto CuidAR.
O projeto leva o nome de Estudo CuidAR: reduzindo morbidade e custos em asma no país e inserido no PROADI – em uma parceria entre Ministério da Saúde e Associação Hospitalar Moinhos de Vento – AHMV.

De acordo com Douglas Abdalla, o objetivo central do projeto é desenvolver melhorias assistenciais em saúde pública no Brasil para diagnóstico e manejo precoce de asma na atenção primária, por meio da implementação de um programa de educação e capacitação de profissionais e agentes comunitários de saúde. “A expectativa é resultar em menos hospitalizações, visitas a salas de emergência e consultas não programadas em Unidade Básica de Saúde (UBS)”, explica o professor.

Ele lembra que a pesquisa é muito importante para a cidade de Uberaba. “A Unidade Matricial Valdemar Hial Júnior, foi a única unidade de Saúde do Estado de Minas Gerais a ser selecionada para participar do projeto”.

Ele ressalta, também, que durante a pesquisa eles avaliarão o impacto da implementação do protocolo assistencial de asma para a atenção primária no SUS, em 30 UBS.  Segundo ele, a iniciativa tem o desafio de reduzir hospitalizações por asma no SUS e promover oferta de educação básica e continuada on-line (no portal UNA-SUS) para todos os profissionais que integram a equipe multidisciplinar da Estratégia de Saúde da Família do país. “De forma imediata, impacta na assistência de cerca de 720 pacientes com acesso ao protocolo assistencial de asma, tendo potencial para levar à redução de exacerbações, hospitalizações, consultas não agendadas em UBS, perda de dias de trabalho e necessidade de visitas a salas de emergência”.

O treinamento operacional do protocolo de pesquisa aconteceu no período de 16 a 19 de maio e contou com a participação das enfermeiras Andrezza Coelho Nomelini e Adriana Machado de Carvalho.

Veja também…