FACTHUS promove audiência simulada para alunos do Direito

Na próxima quarta-feira (13 de abril), a partir das 15h30, os alunos da 7º período do Curso de Direito da FACTHUS realizarão uma audiência simulada, como parte da avaliação da disciplina Laboratórios de Prática Jurídica: Prática Jurídica Cível, ministrada pelo Prof. Rafael Oliveira Cecílio.
A audiência ocorrerá na sala de Júri Simulado da faculdade e tem como objetivo oportunizar a vivência da realidade de um processo e dos atos processuais.
O professor responsável explica que existe também um trabalho de preparação com os estudantes antes do dia da audiência. “Os alunos confeccionaram a petição inicial, a contestação, a impugnação à contestação e documentos, que são, em regra, as primeiras peças de um processo de natureza cível, que culminará com a audiência simulada”.
De acordo com Rafael Cecílio, será uma oportunidade de o aluno vivenciar na prática, o exercício das atividades profissionais na área do Direito e do cotidiano forense. “Mesmo que simulada, a ideia é que os alunos apresentem um processo cível, com todos os cenários possíveis. Chamamos de simulada apenas por não haver uma decisão jurídica final”.
O professor ressalta que, “uma experiência dessa natureza é importante pela simulação de uma audiência com Juiz, advogados, autores e réus, e por preparar o acadêmico para as audiências reais”.
Será uma Simulação de Audiência Cível de conciliação e futuramente será feita uma audiência de instrução e julgamento. Por se tratar de uma avaliação, não será aberta à comunidade.

AUDIÊNCIA SIMULADA
13 de abril, às 15h30