Escolha uma Página

Estudantes e professores repercutem palestra de Dimas Cruz

O auditório do UniFACTHUS recebeu ontem, 23, o professor Dimas da Cruz Oliveira com a palestra “Tobias Barreto – Luminar da Jurisprudência – Vida e obra do eminente intelectual e jurista sergipano”.

Calorosamente recebido pelo Reitor, professor Luciano Sousa Pimenta, Dimas Cruz surpreendeu estudantes e professores com tanto saber e tantas curiosidades sobre Tobias Barreto.

Para Rubens Correia Junior, coordenador de Direito, foi uma palestra diferenciada, que saiu do lugar comum dos eventos de Direito. “A palestra trouxe como pano de fundo a história de Tobias Barreto, mas na verdade se traduziu em uma imersão e viagem a vários períodos históricos do Brasil e do mundo”.

Rubens conta que o evento teve uma repercussão muito positiva entre estudantes e professores, possibilitando que os presentes se aprofundassem em conhecimento e cultura. “O professor Dimas trouxe de maneira leve aspectos importantes da Filosofia e da História do Direito. Ao final, saímos surpreendidos com tanto saber e tantas curiosidades de um Brasileiro ímpar que foi Barreto. A experiência foi simplesmente gratificante”, comenta.

De acordo com Weslley Silva Gomes, do 4º período de Direito, disse que gostou muito da palestra, tanto pelo conteúdo, como pela forma de abordagem do professor, usando elementos da História e da Filosofia. “O palestrante é muito comunicativo e muito inteligente e nos trouxe uma visão fascinante sobre a importância de Tobias Barreto no campo do Direito.

O estudante ficou maravilhado quando o palestrante compartilhou a sua experiência como poliglota. “Fiquei maravilhado com sua dedicação aos estudos e à vida do jurista sergipano. É inspirador ver como o legado de Tobias Barreto continua vivo e relevante até os dias de hoje. É incrível ter um especialista tão próximo que nos proporcionou uma experiência enriquecedora, nos lembrando sempre da importância de conhecer e valorizar os grandes nomes do direito brasileiro”.

Para a estudante do 1º período, Camilla Marcondes, o palestrante conseguiu transmitir uma dinâmica espetacular. Ele tem uma facilidade grande para se expressar (em várias línguas) e tem muito conteúdo. “Agradecemos por todo conhecimento compartilhado. O professor Dimas é um excelente orador que conseguiu atrair a curiosidade de seu público com sua energia, senso de humor e imenso conhecimento. Superou todas as nossas expectativas, podemos definir sua palestra como espetacular”.

Para a professora Clébia Barbosa dos Reis, o evento foi um momento enriquecedor. Ela iniciou o seu depoimento destacando a frase de Tobias Barreto: “A gratidão é a virtude da posteridade”.
“O professor Dimas não poupou esforços para compartilhar todo o seu conhecimento sobre o grande Jurisconsulto Tobias Barreto. Foi um momento de muito aprendizado e conhecimento”.

O professor Rogério Bernardes Andrade acredita que o ilustre historiador Conquistense trouxe uma contribuição inestimável ao contexto acadêmico. “Sua expertise e conhecimento aprofundado sobre Tobias Barreto e sua influência na jurisprudência brasileira acrescentaram uma dimensão especial a esse evento tão significativo. Como um estudioso dedicado, trouxe insights valiosos sobre a vida e obra desse grande jurista sergipano, iluminando nossa compreensão e apreciação de seu legado”.

Ele ressalta que o evento foi um verdadeiro presente para todos que tiveram a oportunidade de ouvir em primeira mão suas perspectivas e análises profundas. “A noite foi verdadeiramente memorável, com uma casa cheia de pessoas ansiosas por absorver conhecimento e explorar as contribuições de Tobias Barreto para a jurisprudência brasileira. Tudo isso, de uma maneira clara e envolvente, proporcionando a todos uma experiência enriquecedora.

Segundo ele, a presença do professor Dimas serviu como um exemplo inspirador para os estudantes, mostrando-lhes o poder do estudo e da dedicação no campo do direito. “Sua carreira brilhante e sua paixão pelo conhecimento são um testemunho vivo de como o comprometimento e a excelência acadêmica podem abrir portas e gerar impacto na sociedade. Agradeço sinceramente ao professor Dimas por compartilhar sua expertise e por ter sido uma fonte de inspiração para os discentes. Seu legado e seu compromisso com a excelência acadêmica são um exemplo a ser seguido e certamente deixaram uma marca duradoura em todos nós”, finaliza.  

             

 

Veja também…