Dia das Mães Solidário – Campanha busca arrecadar absorventes para mulheres encarceradas

Para além do fator financeiro, o uso de absorventes é uma questão de higiene pessoal e o produto deve ser considerado básico na vida de mulheres que menstruam. Garantir o acesso a eles é uma forma de promover a dignidade menstrual.

Com o objetivo de tornar esta fala menos comum, alunos do 9º período do curso de Direito do UniFACTHUS, criaram a campanha de arrecadação e doação de absorventes com o nome “Dia das Mães Solidário”.

A estudante de Direito Anna Carolina Mota explica que a iniciativa foi da professora Roberta Toledo, que ministra a disciplina Meios de Impugnação e Execução Penal. “A professora Roberta sempre faz essas ações, mas sempre sozinha. Então, após uma visita à penitenciária, resolvemos participar desta ação do Dia das Mães Solidário”.

Para a professora Roberta, “Como Professora das Ciências Criminais, quero sensibilizar meus alunos, pela e na UniFACTHUS, quanto à possibilidade de responsabilizar condenados por práticas de crimes com acesso a tratamento humanitário digno, sem o emprego de mais violência, posto acreditar que nossa saudável humanidade é passível de florescer no manancial do amor, do respeito, da solidariedade e da fraternidade”.

De acordo com Anna Carolina, a campanha solidária começou no dia 20 de abril e segue até o dia 9 de maio. Para doar, basta deixar os absorventes na recepção do Campus Central; na sala A01, diretamente com os estudantes do 9º período noturno. As doações também podem ser feitas por meio do PIX para a chave 3499265-3841. “Nosso objetivo é ajudar a melhorar a realidade das detentas que não tem acesso à higiene básica no seu período menstrual”, diz Anna Carolina.

A ação culminará na distribuição dos absorventes para as detentas da Penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira no dia 12 de maio, na sexta-feira que antecede a comemoração do Dia das Mães. Além da doação dos absorventes, os alunos prepararam um lanche para celebrar o encontro.

Serviço:
DIA DAS MÃES SOLIDÁRIO