Coordenador do UniFACTHUS realiza palestra no II Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação

O professor e coordenador Manoel Carlos Bayão Júnior do Centro Universitário UniFACTHUS participou, no último dia 8, como palestrante convidado do II Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação sobre estudos e pesquisas em: Estado, Políticas e Gestão – Trabalho, Sociedade e Educação, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica.

O evento trouxe o tema Educação X Juventude – Escolaridade X Empregabilidade e teve como objetivo oportunizar o compartilhamento de ideias, insigths e experiências com colegas engajados nessa área vital da Educação.

Em sua palestra, Manoel Bayão apresentou resultados tratados na sua dissertação que tratou do Projeto Juventude Cidadã (PJC), realizado na cidade de Uberaba/MG, nos anos 2006-2007 e que buscava alcançar resultados nos campos da juventude, da educação e do trabalho. Os resultados da pesquisa reforçaram a necessidade de uma política de estado de longo prazo, que valorize as questões educacionais e possibilite a correta prospecção de demanda, do contexto social e econômico e o devido acompanhamento dos egressos das ações e projetos inseridos em seu contexto nas políticas de educação.

Segundo ele, o projeto, publicado em 2010, aborda a trajetória fragmentária da política de juventude, conduzida através de programas e ações desarticuladas, indicando ainda haver passos a serem dados na busca de resultados efetivos.

II Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação celebrou o trigésimo quinto aniversário do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU) e contou com a participação também do Prof. Dr. Douglas Gonsalves Fávero, Analista Pedagógico da E.M. Prof. Eurico Silva.