Coordenador do UniFACTHUS é aprovado para Doutorado na UCSal

A qualificação dos professores que trabalham no Centro Universitário de Talentos Humanos – UniFACTHUS é um diferencial que a instituição valoriza e incentiva.

Em 19 de julho, o arquiteto, professor e coordenador de curso do UniFACTHUS, Manoel Carlos Bayão Júnior, foi aprovado para cursar seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Território, Ambiente e Sociedade, da UCSal.

De acordo com o professor que já é mestre, a linha de pesquisa intitulada “Tecnologias, gestões organizacionais, sociais e planejamento: desenvolvimento e conservação da natureza” foi um dos destaques para conseguir a vaga.

Em sua tese, o coordenador irá examinar o planejamento urbano e regional em diagnósticos e propostas que inter-relacionam a natureza, sociedade e o Estado. “Esta inter-relação será analisada sobre o gerenciamento ambiental, gestão e padrões de articulação entre agentes públicos e privados em arranjos institucionais; instituições jurídicas; problemáticas ambientais e inclusão social pelo empreendedorismo; sistemas de governança e enfrentamento de desigualdades; tecnologias de geração de energia, captação de água e produção de alimentos nas cidades; expansão de área verde das cidades por meio de parques, arborização e ocupação de múltiplas superfícies; paisagens; processos de urbanização e transformações urbanas; políticas públicas; conservação da natureza”, explica.

Para Manoel Bayão, um arquiteto tem diversos motivos para buscar o doutorado na área de urbanismo sustentável com enfoque em políticas públicas. “Além do desejo de aprofundar seus conhecimentos em uma área específica do campo de atuação de Arquiteto Urbanista é um fator de interesse, visando obter uma compreensão mais avançada teórica e prática”.

O professor e, agora, doutorando, fala da expectativa ao iniciar mais uma importante etapa em sua formação. “O desenvolvimento da carreira acadêmica como professor e pesquisador também é uma oportunidade atraente que possibilita a atuação em tempo integral e a realização de pesquisas independentes. A contribuição para o avanço do conhecimento na área e o reconhecimento profissional obtido com o doutorado são aspectos que me motivam muito”, ressalta.

Em relação à linha de pesquisa, ele explica que ela se baseia na relevância e interesse profissional, na oportunidade de contribuir para a área e na complementação de sua formação e experiência. “O estudo de políticas públicas é um dos elementos que desperta grande interesse, permitindo entender e analisar as políticas relacionadas ao desenvolvimento urbano e ao direito à cidade, buscando soluções efetivas e promovendo mudanças significativas nas dinâmicas urbanas para uma maior qualidade de vida para todos os cidadãos”, finaliza.