Coordenador do Direito publica artigo sobre mulheres e dependência química

O coordenador do curso de Direito da FACTHUS, Professor Mestre Rubens Correia Junior, teve publicado o artigo: “Questões legais, sociais e familiares da dependência química em mulheres”, no livro MULHERES E DEPENDÊNCIA QUÍMICA: a importância do olhar para o gênero nos transtornos por uso de substâncias, de Alessandra Diehl – Rogério Bosso – Sandra Pillon (Orgs.).

De acordo com o coordenador, a obra traz várias questões relativas ao universo das mulheres dependentes químicas. “Justificam a urgência e importância desta obra pioneira, razões como as diferenças biológicas; perfil epidemiológico crescente; estigma do gênero; os transtornos psiquiátricos em mulheres; a violência e vitimização e o baixo treinamento de profissionais da saúde para questões de gênero”, diz.

Rubens explica que, apesar da seriedade e abrangência do tema, a legislação e políticas públicas não abarcam as diferenças contextuais e situacionais vivenciadas pelas mulheres usuárias de drogas. “Geralmente, as mulheres contam com uma rede mais frágil de apoio social que homens, por vivenciarem o uso de drogas em suas famílias e/ou por seus parceiros”, ressalta o coordenador.

O artigo foi escrito em parceria com a professora Carla Aparecida Arena Ventura, da Universidade de São Paulo (USP) e está no Capítulo 15 da obra supracitada.