Coordenador de Direito do UniFACTHUS é aprovado em doutorado na USP

O coordenador do curso de Direito do Centro do Universitário UniFACTHUS, Rubens Correia Junior, acaba de ser aprovado no programa de doutorado da Universidade de São Paulo (USP), vinculado ao programa de enfermagem psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Rubens Correia irá trabalhar a linha de pesquisa da Promoção de Saúde Mental em alusão a  Investigações sobre a promoção da saúde mental de pessoas em situações de vulnerabilidade; estresse, trabalho, qualidade de vida e lazer; saúde mental nas diferentes fases do desenvolvimento humano.

De acordo com o professor, sua pesquisa se dará frente ao Sistema Carcerário Brasileiro, mais precisamente com as mulheres presas e o acesso à saúde, buscando trabalhar o tema: Gênero e a violência estrutural: o Direito humano do acesso à saúde na perspectiva das mulheres encarceradas.

O trabalho envolverá uma extensa pesquisa de campo, entrevistas e imersão no sistema carcerário  e tem como objetivo compreender a percepção de mulheres encarceradas sobre seus direitos e garantias, principalmente no tocante àqueles vinculados à saúde e aos cuidados do corpo feminino. Para isso, adotará como referencial teórico a Teoria Fundamentada nos Dados ou “Grounded Theory”, em conjunto com o Interacionismo Simbólico.

Por fim o professor afirma que, “No caso das mulheres, as situações excludentes e estigmatizantes são ainda mais potencializadas, uma vez que o sistema prisional (que já é excludente) ainda as secundariza. Os cuidados específicos com a saúde feminina são totalmente negligenciados. Embora o país conte, desde 2003, com o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, é incontroverso que as mulheres têm um déficit em seus atendimentos, dificuldade de acesso a exames, campanhas preventivas ineficazes e a facilidade de proliferação de infecções dentro do ambiente fechado”.

Ele ressalta, também, que além de o doutorado proporcionar o alargamento do conhecimento, da construção e da contribuição de novas possibilidades com pesquisas, é preciso lembrar que a USP é considerada uma das melhores universidades do Mundo. No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 6 de abril, a USP ficou entre as melhores universidades do mundo, em 44 das 51 áreas de concentração avaliadas.