Escolha uma Página

Coordenador da FACTHUS têm trabalho publicado em capítulo de livro

O Prof. Dr. Leandro Aureliano da Silva, coordenador do cursos de Engenharia e Tecnologia, teve o trabalho intitulado “Redução de ruído em sinais de voz usando filtros de Kalman combinados com subtração espectral de potência e/ou wavelets” publicado como capítulo do livro “CIÊNCIA E TECNOLOGIA: EIXOS DO DESENVOLVIMENTO”, pela Editora Conhecimento Livre.
O trabalho, fruto da pesquisa conjunta entre o coordenador da FACTHUS e o Prof. Dr. Marcelo Basílio Joaquim, da USP, apresenta o estudo abordando a redução de ruído em sinais de voz usando filtros de Kalman e poder ser lido no Capítulo 2, páginas 21 a 40 do periódico.

De acordo com Leandro Aureliano, o artigo tem a finalidade de apresentar e comparar técnicas de redução de ruído na reconstrução de sinais de voz degradados por ruído. “As técnicas propostas utilizam-se dos filtros de Kalman de tempo discreto e Frequência discreta combinados com as técnicas de subtração espectral de potência e/ou wavelets”, complementa o professor.
Ele ressalta, ainda, que os desempenhos dos algoritmos foram avaliados utilizando-se a relação sinal/ruído segmentada e a distância de Itakura-Saito. “Após os testes realizados concluímos que a técnica FKT quando combinada com subtração espectral ou wavelet apresenta melhores resultados na reconstrução do sinal contaminado por ruído em relação as outras técnicas descritas”, finaliza o coordenador.
Para acessar o artigo clique AQUI

Veja também…