Professores e egresso da FACTHUS têm artigo publicado como capítulo de livro

O Prof. Dr. Leandro Aureliano da Silva, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, juntamente com o Prof. Mestre Antônio Carlos Lemos Júnior, das Engenharias, e o egresso do curso de Engenharia Mecânica, Ednaldo Lopes Rosa, tiveram o trabalho intitulado “Protótipo de um sensor de temperatura WIRELESS” publicado como capítulo do livro: “Engenharia: criação, construção e manutenção”, Volume I, pela Editora Conhecimento Livre.

O trabalho, fruto da pesquisa conjunta entre professores e aluno, apresenta o estudo baseado em um novo protótipo de baixo custo para monitorar a variável temperatura a distância, usando uma tecnologia de comunicação sem fio por rádio frequência.

De acordo com os autores do artigo, para a realização do trabalho, foi utilizado um programa computacional “supervisório” que recebe as informações transmitidas pelo protótipo dos sensores de temperatura espalhados na indústria. “O projeto foi composto de duas unidades eletrônicas, uma de aquisição de dados da temperatura, e outra para recepção de dados”, diz um dos autores.

Os autores ressaltam que os resultados comprovaram o diferencial da comunicação sem fio via rádio, usando componentes eletrônicas de baixo custo, comparado aos produtos similares encontrados no mercado.

Os professores destacam a alegria de orientar um trabalho de sucesso. “Ressaltamos a satisfação enorme de trabalhar com o egresso, Ednaldo Rosa, que foi um aluno exemplar e com quem sempre tive o prazer de trabalhar e pesquisar. Temos muito orgulho da evolução que nossos egressos apresentam. Sem dúvida, terão um futuro brilhante pela frente”.

O Diretor da FACTHUS/UniBrasília, Luciano Sousa Pimenta, cumprimenta o egresso e os professores. “Parabenizamos os pesquisadores tanto pela publicação do artigo como capítulo de livro e desejamos sucesso em suas respectivas carreiras acadêmicas. Vale ressaltar que resultados como este demonstram o excelente rendimento dos alunos egressos do curso de Engenharia Mecânica da FACTHUS”, finaliza.

A publicação pode ser vista aqui. (Engenharia: criação, construção e manutenção”, Volume I – Capítulo 68)

A Editora Conhecimento Livre pesquisa e avalia obras científicas e seleciona as obras destaques para comporem capítulos de livros. Tem como missão primordial promover a liberdade de acesso às obras científicas em todo o território nacional.