Resumir textos pode ser a chave para um caminho de excelência nos estudos, mas é preciso estar atento às técnicas
Fazer bons resumos de conteúdo pode ser uma excelente maneira de estudar. Para além de sumarizar conteúdos mais importantes e dar destaque ao que realmente importa, os resumos são uma maneira eficiente de repassar a matéria e fixá-la na memória. Para pessoas com memória fotográfica eles também podem ser um antígeno contra os “apagões” na hora da prova.
Mas é preciso estar atento para se fazer bons resumos de conteúdo, porque a eficácia dessa técnica de estudos está diretamente ligada à qualidade da execução. É o que mostra um estudo de 2013 da Universidade de Kent, nos EUA. Liderada pelo pesquisador John Dunslosky, o resumo foi apontado como um método de eficácia moderada, já que necessita de boas técnicas para que de fato funcione.
É que fazer bons resumos de conteúdo pode ser muito útil na preparação de provas e trabalhos, mas é preciso saber boas técnicas para executá-los. Na pesquisa, destacou-se como ponto crucial a existência do processamento cognitivo, em que os estudantes são capazes de explanar o conteúdo com suas próprias palavras, além de exprimirem do texto os conceitos de destaque e palavras-chave.
Em resumo – com o bom uso da palavra – não se pode somente copiar ou grifar partes do texto de maneira aleatória. Para que um resumo de fato funcione, é preciso saber extrair dele o que mais interessa, e mais importantemente processar cognitivamente esse conteúdo resumido.
O pedagogo e docente da UniBRAS Digital, Rafael Moreira, explica que tudo poder variar de acordo com o perfil de cada estudante. Ele cita a teoria das múltiplas inteligências desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner na década de 80, em que se aponta a existência de nove tipos de inteligência distintas.
“Cada um tem um suas competências e habilidades. Há quem aprende melhor ouvindo, outros escrevendo, outros vendo, e por aí vai. Então quando falamos sobre metodologias de estudo, é importante focar em si mesmo, porque todos tem suas facilidades”.
Para o docente, o resumo pode ser muito útil para algumas pessoas, principalmente na síntese de conteúdos, mas é a rotina e a organização de estudos – em horários pré-determinados e ambiente claro e calmo – unidos ao autoconhecimento, que são infalíveis quando assunto é aprendizagem.
Para os que se identificam com a metodologia dos resumos e tendem a colher bons resultados, deixamos abaixo 4 dicas para fazer bons resumos de conteúdo, de acordo com estudos já desenvolvidos sobre esse tema e recomendações de especialistas.
1. Leia e compreenda o conteúdo
Para Dunslosky, a sumarização de conteúdos só tem utilidade quando aplicada da maneira correta, e para que isso seja feito, é imprescindível que o estudante leia todo o conteúdo com boa compreensão e tenha domínio sobre ele.
Dessa forma, uma das dicas para se fazer bons resumos de conteúdo é justamente ter uma leitura atenta e proveitosa sobre o tema, estando bem familiarizado com ele. Isso porque fazer resumos sem ter a compreensão da temática é ineficaz, principalmente se não há critério sobre as informações que estão sendo extraídas.
2. Use suas próprias palavras
Não adianta somente copiar partes de um texto, é preciso saber explicar o que leu. É por isso que uma das dicas para se fazer bons resumos de conteúdo mais infalíveis é ter a habilidade de resumir o tema estudado com as próprias palavras.
Essa prática está diretamente ligada ao processamento cognitivo, em que o estudante consegue separar as informações mais relevantes das menos interessantes dentro da temática abordada. Assim, o cérebro ativa melhor seu perfil organizacional, e há uma forma de “extração” do que realmente importa.
3. Foque nas palavras e conceitos-chave
Uma das funções mais úteis de um bom resumo é dar relevância aos pontos que mais merecem atenção. Para fazer isso, é necessário que o estudante consiga identificar as palavras-chave e conceitos principais do conteúdo, os organizando de maneira eficiente.
Assim, é muito importante sintetizar as ideias principais e organizá-las em tópicos. Já outros detalhes e exemplos fornecidos não costumam ter muita relevância nesse processo de síntese.
4. Cuidado com os excessos
A ideia principal de um resumo é justamente sumarizar o conteúdo, assimilando suas ideias centrais e diminuindo o grande volume de informações que não são necessariamente úteis. Sendo assim, é fundamental ser mais objetivo e ter cuidado com o tamanho do resumo produzido.
É claro que tudo também depende do objetivo do resumo. Em alguns casos esse material pode ser mais longo ou mais sintetizado. O importante é conseguir sintetizar oque realmente interessa, produzindo um material funcional e eficiente. (Texto: Bruno Corrêa – Assessoria de Comunicação Ecossistema BRAS Educacional)


